Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

boão, Itapecerica e Embu já somam mais de 100 casos de dengue

denguedentro_03A região de Itapecerica, Taboão e Embu estão em guerra contra a dengue que atinge as cidades. Os últimos números apontaram que os municípios já possuem mais de 100 casos da doença confirmados e outras centenas sendo investigados. A luta contra a dengue é constante e tem que ser travada por moradores e as autoridades de saúde evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Taboão da Serra é a cidade com mais casos registrados, no total 56 pessoas já foram detectadas com a doença, Embu das Artes tiveram 44 munícipes e Itapecerica, até a última atualização, apresentou 19 casos. O número de confirmados de doentes ultrapassam uma centena e eles podem aumentar caso os focos da dengue não sejam erradicados.

O mosquito vive dentro das casas, sob mesas, cadeiras, armários, alimentando-se da seiva das plantas. Nasce em água limpa e parada. Esses são os locais de risco. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas. 

Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, torna-se um vetor permanente da doença e pode transmitir a doença para suas crias. 

Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA POR LEMBRAR DE MIM.QUE DEUS NOS PROTEJA.